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Tema: A educação brasileira, causas e consequências da deficiência: como fazer a excelência.

3 participantes

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[Planck]³


Membros

Brasil: um país mal educado
Falar da educação brasileira é falar do descaso que existe para com ela. A primeira universidade em terras tupis-guaranis surge apenas em 1922, durante o governo de Epitássio Pessoa, enquanto as primeiras universidades do mundo surgiram ainda nos séculos XIII e XIV. Diante disso, a máquina política durante toda a história brasileira pouco se moveu em prol do desenvolvimento educacional para que esta compita com os paradigmas da educação mundial.

Se no ensino superior houve tardio progresso, com o ensino básico não foi diferente. De acordo com o ranking do Pisa, influente avaliação internacional de educação, o Brasil figura em suas últimas posições. Sendo assim, medidas ratificadas na Finlândia, por exemplo, devem ser avaliadas e tomadas como modelo. Nesse país, há uma extensa grade curricular e professores muito qualificados. Uma reforma que se iniciou no início da década de 70 e que pode ser instalada no Brasil.

Dessa forma, a base para a reformulação da educação brasileira demanda tempo, uma vez que a Finlândia colhe os frutos quase 30 anos depois de seu início. O Brasil possui mão-de-obra e ânsia por mudança, basta agora que a mobilização política se intensifique para que o descaso com a educação se atenue e até, quem sabe, se extinga um dia.

De fato, devido a tanta especulação acerca da frágil educação no Brasil, o Governo Federal, atualmente, intensifica sua atuação em tal campo. Mas ainda é pouco para um país com a quinta economia do mundo e aspirante a uma vaga no Conselho de Segurança da ONU. A educação não só no Brasil como no mundo deve ser prioridade máxima, pois é dela que se retiram médicos, policiais, professores dentre outros, os quais estão incluídos na formação de um Estado de bem estar social e relacionados ao surgimento de outros problemas sociais. Só com a educação é que se alcançará um mundo melhor.


Mais uma redação. Por favor, corrijam. Abraços. Very Happy

Mourette

Mourette
Membros

Fala Planck, td certo? Vamos a mais uma correção =)


Falar da educação brasileira é é comentar sobreo descaso que existe para com ela. A primeira universidade em terras tupis-guaranis surgiu apenas em 1922, durante o governo de Epitássio Pessoa, enquanto as primeiras universidades do mundo surgiram a partir dos séculos XIII e XIV. Diante disso, a máquina política durante toda a história brasileira pouco se moveu em prol do desenvolvimento educacional ¹para que esta compita com os paradigmas da educação mundial.


Introdução boa, mas , ao meu ver, falta a citação dos argumentos que serão discutidos no decorrer do texto. Em ¹, 'esta' não concorda com 'desenvolvimento cultural'. Sugiro assim '' de modo a se competir com os paradigmas...''

Se no ensino superior houve tardio progresso, com o ensino básico não foi diferente. De acordo com o ranking do Pisa, influente avaliação internacional de educação, o Brasil figura em suas últimas posições. Sendo assim,¹medidas ratificadas na Finlândia, por exemplo, devem ser avaliadas e tomadas como modelo. Nesse país, há uma extensa grade curricular e professores muito qualificados. Uma reforma que se iniciou no início da década de 70 e que pode ser instalada no Brasil.

Não digo para se evitar , até porque não tenho certeza, mas fico receoso em sugerir alguma intervenção em parágrafos que não seja a conclusão. Na minha opinião, você poderia apenas ilustrar o caso da Finlândia ,de modo a defender, no último parágrafo, a intervenção com base no modelo deste país.



Dessa forma, a base para a reformulação da educação brasileira demanda tempo, uma vez que a Finlândia colhe os frutos quase 30 anos depois de seu início. O Brasil possui mão-de-obra e anseia por mudançasBasta agora que a mobilização política se intensifique, para que o descaso com a educação ¹se atenue e até, quem sabe, se extinga um dia

Em ¹, seu objetivo é persuadir o leitor e levá-lo a acreditar na mudança proposta. Portanto, seja enfático em suas palavras. O uso de ''quem sabe'' confere fragilidade à argumentação.




De fato, devido a tanta especulação acerca da frágil educação no Brasil, o Governo Federal, atualmente, tem intensificado sua atuação em tal campo. Mas ainda é pouco para um país com a quinta economia do mundo e aspirante a uma vaga no Conselho de Segurança da ONU. A educação,não só no Brasil como no mundo, deve ser prioridade máxima, pois é a partir dela que se formam médicos, policiais, professores dentre outros, os quais estão incluídos na formação de um Estado de bem estar social e relacionados ao surgimento de outros problemas sociais. Só com a educação é que se alcançará um mundo melhor.

Em ¹, não entendi o sentido do período.



Comentários sobre o texto: Argumentação baseada apenas no exemplo do país Europeu. Poderia ter comentado e argumentado sobre a situação deprimente da educação brasileira, como os casos de greves nas faculdades pública, o péssimo salário dos professores, as condições insalubres em que alguns alunos estudam.No entanto, gostei do modo como organizou o texto. O uso de conectivos contribuiu para coesão no texto.

Um abraço fii, até mais!



ps: Sabe uma forma de me agradecer por ter corrigido sua redação? Se possui algum tipo de espiritualidade,fale baixinho ''o Mourão vai passar em medicina'' =)

[Planck]³


Membros

Obrigado, mais uma vez, Mourette. Abração, cara. Very Happy

JoãoV

JoãoV
Membros

Acho que durante o texto você não soube organizar as ideias em seus devidos lugares, o segundo e o terceiro parágrafo poderiam ser mais sintéticos e assim mesclados em um único (parágrafo). A exemplificação da Finlândia foi um ponto positivo, mas excessivo, já que apareceu em dois parágrafos, mostrando que idéias iniciadas em um (no 2º) não foram concluídas nele, mas no seguinte (o 3º). De qualquer forma, talvez, a generalização da Finlândia por "países desenvolvidos/nortinos" tivesse te permitido um maior leque de argumentos.

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