Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.
Flor do Lácio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Flor do Lácio

Espaço criado com intuito de ajudar aos membros produzirem redações de excelência.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Tema: Privatização das penitenciárias brasileiras: solução ou extensão do caos?

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

milandradee


Membros

Saúde, educação e cultura. Direitos inegáveis a qualquer cidadão e função inicialmente do Estado já foram concedidos à iniciativa privada. Portanto, seguindo a lógica neoliberalista, não é de se espantar que a segurança também fosse designada às mãos de empresários.
De acordo com a concepção de obtenção de lucro do sistema capitalista, os presidiários viraram mercadorias e o corte de gastos é necessário para alcançar superávit cada vez maior. Sendo assim, segundo esse modelo, o encarceramento em massa continuará existindo e a duração das penas serão mais longas, não preocupando-se com o real compromisso das cadeias: a recuperação de pessoas.
Seguindo o modelo penitenciário norte americano, o trabalho e o estudo dentro dessas instituições seriam formas de reintegração desses indivíduos na sociedade. Entretanto, há indícios de exploração de sua mão-de-obra, pois além de receberem salários menores e não possuírem benefícios, tornaram-se consumidores dos produtos fabricados por eles mesmos.
Sendo assim, funcionando como indústria da corrupção e violência, o investimento em marketing é perceptível e a preocupação com o lucro está acima da ressocialização dos detentos. Desse modo, é necessário repensar no conceito de prisão e no que está em jogo além dos interesses particulares.

Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos