Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.
Flor do Lácio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Flor do Lácio

Espaço criado com intuito de ajudar aos membros produzirem redações de excelência.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Brasília – Uma cidade como as outras

3 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Brasília – Uma cidade como as outras Empty Brasília – Uma cidade como as outras Qua Out 05, 2011 9:32 am

Jorge Gil


Membros

Bom dia!
Favor analisar e dar nota


Brasília: Uma cidade como as outras

Já foi-se o tempo em se andava tranqüilo nas largas avenidas da capital federal do nosso pais. Brasília, fundada em 1960, foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, com o intuito de proporcionar conforto e segurança aos seus moradores.
No início, os poucos habitantes podiam circular com calma, pois quase não haviam automóveis trafegando nas limpas e arborizadas ruas da cidade.
A partir dos anos 80, porém, ocorre, em Brasília, uma verdadeira explosão demográfica. Centenas de milhares de brasileiros, oriundos de várias regiões, mudaram-se em definitivo para morar na capital. Eles foram atraídos pelo desejo de ocupar uma vaga no serviço público, conseguindo assim, altos salários e estabilidade no emprego. Muitos conseguiram alcançar tal objetivo. Bem remunerados, eles compraram casas e carros. Alteraram, para melhor, seus padrões de vida.
Mas, infelizmente, não havia lugar para todos no serviço público e nem tampouco, estrutura urbana para acolher tal contingente. Muitos ficaram desempregados, sem casa própria e nem condições dignas de sobrevivência. Estes fatores contribuíram para o surgimento de favelas e o aumento da criminalidade.
A cidade pagou, então, o preço por ter sido projetada/estruturada para comportar e manter - sem ampliações - cerca de quinhentos mil de habitantes. Número bem reduzido, considerando-se que Brasília é uma metrópole.
E hoje, a cidade, com seus 2,5 milhões de habitantes (segundo o censo/2010 do IBGE), convive com alguns dos mesmos problemas de qualquer grande centro urbano do país: A proliferação de favelas; lixo nas ruas; trânsito caótico e os altos índices de criminalidade, já fazem parte do cotidiano desta cidade que, na elaboração de seu projeto original, não contava com a “invasão” de um número tão grande de pessoas, num espaço de tempo tão curto.

Mourette

Mourette
Membros

Olá Jorge. No que diz respeito a um texto expositivo, sua redação está ótima mesmo. Porém, no que tange as especificidades do enem, sua nota seria 0, pois o que se pede na prova é um texto predominantemente argumentativo,em que suas ideias brilhem mais que as informações pré estabelecidas.


Espero um texto assim na próxima vez, senão fica difícil corrigir e te ajudar.

3Brasília – Uma cidade como as outras Empty resposta... Dom Out 09, 2011 10:19 am

Jorge Gil


Membros

Bom dia!
Informo que não vou realizar o ENEM. Logo, não estou interessado nos padrões de correção do referido exame.
E sendo assim, caso possível, gostaria apenas de ter analisada a qualidade do meu texto, independente dele ser expositivo ou argumentativo.
Grato.
Jorge Gil

Mourette

Mourette
Membros

ummmmm

Sim Jorge, compreendi. Ao meu ver, como já lhe disse, sua redação está bem escrita, tanto na coerência de ideias quanto a parte gramatical.

Gostaria de ler a opinião dos outros colegas a respeito do seu texto!

evair

evair
Membros

No primeiro parágrafo:
"o tempo em que ..."

No segundo: ele é muito curto, apenas um período, na estruturação é melhor juntar. Além disso ele serve como ligação para o terceiro parágrafo o que facilita até mesmo na coerência.
Continuando:
"A partir dos anos 80, porém, ocorre, em Brasília (...)" muitas vírgulas prejudicando na fluência da leitura, sugiro: Porém, apartir dos anos 80 ocorre em Brasília uma verdadeira explosão demográfica.

No final do texto você usa dois pontos a fim de enumerar quais os problemas dos grandes centros urbanos. Feito isso, termine o período e utilize um pronome para iniciar o outro, fica melhor.
"(...)centro urbano do país: A proliferação de favelas, lixo nas ruas, trânsito caótico e os altos índices de criminalidade. Todos esses problemas já fazem parte do cotidiano desta cidade (...)"

Bom, essas correções (com excessão da primeira) são facultativas, servem apenas para melhorar a fluência do texto.

Jorge Gil


Membros

Valeu!
Bom dia...

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos