Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.
Flor do Lácio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Flor do Lácio

Espaço criado com intuito de ajudar aos membros produzirem redações de excelência.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

ENEM 2011 - Comentem aí.

3 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1ENEM 2011 - Comentem aí. Empty ENEM 2011 - Comentem aí. Sáb Nov 05, 2011 7:05 am

ulyssesaf

ulyssesaf
Membros

Sob controle

O século XXI tem evidenciado grandes mudanças no modo de vida das pessoas. Entre elas, destaca-se o advento das telecomunicações e da internet. A gama de informações é vasta e o internauta tem acesso a diversos conteúdos, por meio da grande rede. Mas até que ponto essas informações obtidas e compartilhadas serão benéficas para o mesmo?

Ainda no século XX, com a inovação tecnológica dos computadores e seu aperfeiçoamento, esse aparelho tornou-se, ao longo dos anos, e principalmente no século atual, um eletrodoméstico comum às casas brasileiras. Não obstante, a internet também invadiu as residências e revolucionou o modo com que as informações são transmitidas.

Recentemente, a mídia noticiou um site que transmite informações secretas dos governos à população: o WikiLeaks. Além disso, as redes sociais também contêm informações pessoais dos internautas, que assim desejam compartilhá-las. O público e o privado têm se confundido nessa era digital.

Sendo assim, é inegável a força da internet para mobilizar pessoas, como na recente Revolução Árabe, fomentada principalmente pela juventude em rede. Contudo, seu uso deve ser criterioso. Trancar fotos e informações pessoais no Facebook, Orkut, Twitter e outras redes sociais a estranhos pode dificultar o uso de "fakers" ou "hackers" e assim, diminuir os transtornos que o mau compartilhamento de informações pode causar.


Ulysses Fioresi.





Obs: Não fiz o exame, porém gostaria que vocês comentassem sobre o tema e se possível, dêem nota. Muito Obrigado a todos!

2ENEM 2011 - Comentem aí. Empty Re: ENEM 2011 - Comentem aí. Dom Nov 06, 2011 5:07 pm

Dika

Dika
Membros

E aí Ulysses, beleza?

Gostei bastante dessa redação, está bem escrita! Parabéns.

Mas, vou dar algumas sugestões:

Na introdução, você diz que a internet é um advento do século XXI, errado, é do século XX. Acho que o que você quis dizer é que usa-se muito mais neste século, mas se atente para isso!

"A gama de informações é vasta e o internauta tem acesso a diversos conteúdos [sem vírgula] por meio da grande rede."

"Recentemente, a mídia noticiou um site que transmite informações secretas dos governos à população: o WikiLeaks. [Legal você mencionar o WikiLeaks, mas você deveria desenvolver mais esse tópico. Você jogou essa informação no parágrafo e foi só isso, em minha opinião, por que você sai do "segredo" do governo para as informações dada de forma intencional pelas pessoas. Assim, creio que você deveria dar uma ligação maior entre as ideias desse parágrafo com as ideias do parágrafo acima] Além disso, as redes sociais também contêm informações pessoais dos internautas, que assim desejam compartilhá-las."

Bjoo

3ENEM 2011 - Comentem aí. Empty Re: ENEM 2011 - Comentem aí. Dom Nov 06, 2011 6:13 pm

ulyssesaf

ulyssesaf
Membros

Muito obrigado Dika.
Tentarei sempre melhorar (y)'.

Só uma coisa... não entendi bem o que errei na introdução.

Quando disse "o advento das telecomunicações e da internet" quis dizer que esses meios se tornaram mais acessíveis, populares, conhecidos e não que teriam surgido nesse século. Além disso, pensei que a primeira frase contextualizaria essa informação.

Gostaria que, se possível, me explicasse melhor esse erro que cometi, porque sinceramente, não consegui percebê-lo. Talvez por teimosia minha.

Muito obrigado mais uma vez!


Beeeijos.'

4ENEM 2011 - Comentem aí. Empty Re: ENEM 2011 - Comentem aí. Dom Nov 06, 2011 6:38 pm

Dika

Dika
Membros

"O século XXI tem evidenciado grandes mudanças no modo de vida das pessoas. Entre elas, destaca-se o advento das telecomunicações e da internet."

Então, eu realmente entendi o que você quis dizer, mas note que, advento, no dicionário significa: aparecimento, começo. Assim, eu trocaria o advento por: maior uso, maior abrangencia... Entende?

Bjoo

5ENEM 2011 - Comentem aí. Empty Re: ENEM 2011 - Comentem aí. Seg Nov 07, 2011 7:23 am

ulyssesaf

ulyssesaf
Membros

Ah sim Dika, valeu. Pensava que advento nesse caso significaria justamente o "maior uso" mas me equivoquei. Muito Obrigado!


Bjus.'

6ENEM 2011 - Comentem aí. Empty Re: ENEM 2011 - Comentem aí. Ter Nov 08, 2011 3:40 pm

nataliameloc


Membros

muuuuito boa, li no a sua redação no outro forum e gostei bastante, dar uma olhadinha na minha tambem Smile

7ENEM 2011 - Comentem aí. Empty Re: ENEM 2011 - Comentem aí. Ter Nov 08, 2011 3:51 pm

nataliameloc


Membros

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos