Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.
Flor do Lácio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Flor do Lácio

Espaço criado com intuito de ajudar aos membros produzirem redações de excelência.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Redação: bebida alcoólica e direção combinam?

2 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Pbarbosa87


Membros

Redação: bebida alcoólica e direção combinam?
Texto de apoio:
STF reafirma que dirigir bêbado é crime
O STF (Supremo Tribunal Federal) reafirmou, em decisão de 27 de setembro, que beber e dirigir é crime, mesmo quando não há dano a terceiros.
Uma decisão da Justiça em primeira instância tinha considerado que dirigir embriagado só se torna crime de trânsito quando o ato causa algum dano. O entendimento do Supremo, agora, deve orientar julgamentos futuros casos de embriaguez ao volante.
De acordo com o artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro, quem conduz veículo com concentração de álcool por litro de sangue igual ou superior ao permitido pode ter pena de seis meses a três anos, multa e suspensão da habilitação.
"É como o porte de armas. Não é preciso que alguém pratique efetivamente um ilícito com emprego da arma. O simples porte constitui crime de perigo abstrato porque outros bens estão em jogo", disse o ministro Ricardo Lewandowski.
A afirmação foi feita durante julgamento em que a Segunda Turma do STF negou um habeas corpus a um motorista de Araxá (MG) denunciado por dirigir embriagado. Na ação, a Defensoria Pública argumentou que não cabia punição a um "comportamento que se mostre apenas inadequado", sem prejuízos concretos.
Em primeira instância, o condutor foi absolvido. O Tribunal de Justiça, porém, entendeu que houve violação da lei. O STF, por unanimidade, reafirmou a existência de crime no caso.

Com base no texto lido e em seus conhecimentos, escreva um texto dissertativo com, no mínimo, 20 linhas, respondendo à seguinte pergunta: bebida alcoólica e direção combinam? Respeite a norma padrão da língua portuguesa e considere também os princípios de coesão, coerência e clareza na exposição de sua ideias.


___É crescente o número de carros nas ruas e, consequentemente, o número de acidentes de trânsito. Mas além do aumento do volume de tráfego, outro fator contribui sobremaneira para esse tipo de desastre: a imprudência e a negligência daqueles que dirigem embriagados. Atitude que, agora, o Supremo Tribunal Federal, sabiamente, entende como crime.
___Por meio dos diversos informativos expostos na mídia sobre os perigos de dirigir embriagado, ou pior, por meio das reportagens que, diariamente, mostram trágicos acidentes, a população brasileira já aprendeu que bebida alcoólica e direção não combinam. No entando, há a crença na impunidade, o que faz com que não se cumpram o que foi aprendido.
___Com o entendimento do risco em potencial dessa combinação, o ministro Ricardo Lewandowski, por ocasião de julgamento no STF, muito bem comparou o dirigir embriagado com o porte de armas. Pois, mesmo que não haja danos a terceiros, ambos constituem um perigo iminente.
___Mas há um grande impasse para que essa decisão do STF seja posta em prática: o princípio constitucional que diz que o cidadão não é obrigado a apresentar provas contra si mesmo. Com isso, um motorista não é obrigado a fazer o teste do bafômetro, dessa forma, só vai preso quem quer ou quem desconhece a lei.
___Portanto, para que essa decisão do STF, a lei seca, ou outras leis que visam a regular o comportamento dos motoristas no trânsito pudessem ser aproveitadas em sua plenitude, seria necessária a criação de uma emenda constitucional que abrisse exceção para o princípio citado neste texto quando o assunto for a legislação de trânsito. Com isso, a população, já bem informada, deixaria sua crença na impunidade e passaria a crer na força coercitiva do Estado e a obedecer às leis.

...

Ficarei grato se alguém puder corrigir e atribuir uma nota.
Desde de já agradecido pelos outros tópicos deste fórum, que muito tem me auxiliado.

bascuio


Membros

Achei seu texto muito bem construído, bastante argumentos, bastante informações, fez uma introdução muito boa, os argumentos do desenvolvimento você conseguiu desencadear bem, e só achei uma coisa ruim na sua conclusão: " para o princípio citado neste texto", não sei, mas na minha opinião não ficou legal, mas posso estar equivocado.
Fora isso está muito bom, mas não vou atribuir uma nota pois não sou professor de redação nem algo do gênero!

Fique livre a discordar de qualquer atribuição minha.

Pbarbosa87


Membros

Grato pelo comentário! eu realmente fiquei um tanto inseguro quanto a conclusão...

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos