Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.
Flor do Lácio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Flor do Lácio

Espaço criado com intuito de ajudar aos membros produzirem redações de excelência.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Alguém pode avaliar minha redação?

4 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Alguém pode avaliar minha redação? Empty Alguém pode avaliar minha redação? Qua Ago 03, 2011 1:28 pm

nitolira


Membros

Tema: União civil entre pessoas do mesmo sexo.

O homossexualismo está presente no cenário mundial desde os primórdios da humanidade, e tem crescido, incontestavelmente, na atualidade. Porém, ainda não é totalmente compreendido e respeitado.

Em virtude disso, no Brasil, a massa homossexual protesta para ter direitos iguais aos heterossexuais, buscando conscientizar a população através da mídia e da parada gay. Como consequência, foram criados projetos de lei que visavam novos direitos para homossexuais.

Nesse ano de dois mil e onze, foi aprovado o projeto de lei que permite a união civil entre indivíduos do mesmo sexo, assegurando-os os mesmo direitos de casais heterossexuais. Sendo assim, um grande avanço rumo à liberdade e igualdade social.

Por outro lado, há a questão da continuidade da vida humana, que pode ser afetado, tendo em vista que só é possível através da reprodução. Logo, fica óbvio que pode haver diminuição expressiva da população brasileira. Além disso, há também o aumento de casos de homofobia, proporcionados por pessoas sem moral nem ética.

Dessa forma, fica claro que essa é uma luta social e política, em busca de igualdade social e direitos humanos. Todavia, devem ser criadas medidas para que não haja a diminuição da população brasileira.

Kelvin Brayan


Admin
Admin

nitolira escreveu:Tema: União civil entre pessoas do mesmo sexo.

O homossexualismo está presente no cenário mundial desde os primórdios da humanidade, e tem crescido, incontestavelmente, na atualidade. Porém, ainda não é totalmente compreendido e respeitado.

Em virtude disso, no Brasil, a massa homossexual protesta para ter direitos iguais aos heterossexuais, buscando conscientizar a população através da mídia e da parada gay. Como consequência, foram criados projetos de lei que visavam novos direitos para homossexuais.

Nesse ano de dois mil e onze, foi aprovado o projeto de lei que permite a união civil entre indivíduos do mesmo sexo, assegurando-os os mesmo direitos de casais heterossexuais. Sendo assim, um grande avanço rumo à liberdade e igualdade social.

Por outro lado, há a questão da continuidade da vida humana, que pode ser afetado, tendo em vista que só é possível através da reprodução. Logo, fica óbvio que pode haver diminuição expressiva da população brasileira. Além disso, há também o aumento de casos de homofobia, proporcionados por pessoas sem moral nem ética.

Dessa forma, fica claro que essa é uma luta social e política, em busca de igualdade social e direitos humanos. Todavia, devem ser criadas medidas para que não haja a diminuição da população brasileira.

Lembrando que não sou professor, eu direi minha opinião:

1 - Um tema interessante e polêmico, em que se espera do redator um ponto de vista a favor do homossexual, mas, não tornando-o mais especial do que outrem, pois preza-se a igualdade social de todos os cidadãos
Você defendeu o homossexualismo, explicitando que é um tipo de comportamento que perdura desde a Antiguidade. Porém, achei um pouco estranho você banalizar demais a HOMOSSEXUALIDADE. Sim, isso mesmo, apesar de ser algo relativamente normal, conforme você mesmo escreveu, infere-se que o comportamento homo-afetivo parece ser uma "moda", conforme se observa no seguinte trecho: "Por outro lado, há a questão da continuidade da vida humana, que pode ser afetado, tendo em vista que só é possível através da reprodução. Logo, fica óbvio que pode haver diminuição expressiva da população brasileira." Obviamente, espera-se que um casal homossexual não possa ter filhos por meio naturais de reprodução. No entanto, muitos casais optam por terem filhos de adoção, realizarem inseminação artificial ou fertilização in vitro. Então, esse ponto de vista de que a redução da população acontecerá de maneira expressiva deve ser revista.

Além disso, isso tornou seu ponto de vista incoerente, pois, como você mesmo afirmou, isso pode ocorrer. Mas, acho que você deveria desenvolver esse raciocínio como "errado", uma que vez que já existem métodos conceptivos artificiais.

2 -
Sinceramente, sua forma de redigir é boa, embora contenha alguns "graves" erros gramaticais. No aspecto ortográfico, seu texto parece-me perfeito. Já no aspecto sintático encontrei o seguinte erro: "...foi aprovado o projeto de lei que permite a união civil entre indivíduos do mesmo sexo, assegurando-os os mesmo direitos de casais...".
O correto seria: assegurando-lhes os mesmos direitos ...
Repare que, nesse caso, o verbo ASSEGURAR é transitivo direto e indireto e, portanto, requer objeto direto e objeto indireto. O artigo o,os,a e as só funcionam como objeto direto. Jamais, na norma culta, eles exercem função de objeto direto. Já o pronome pessoal oblíquo LHES pode exercer, nessa situação, função de OBJETO INDIRETO.

3 - REDUNDÂNCIA, segundo o trecho a seguir:
"Nesse ano de dois mil e onze...". Se está falando nesse ano, subentende-se que seja o ano em que o texto foi publicado. Isso é semelhante a "elo de ligação", "encarar de frente",
"subir pra cima", etc.
Além disso, você deveria ter escrito NESTE ANO, pois, nesse caso, NESTE se referiria ao tempo presente. Perceba que NESTE = EM (preposição) + ESTE (pronome demonstrativo).
4 - Além disso, você não aborda uma possível solução para o problema. Lembre-se que o ENEM utiliza isso como critério de avaliação numa redação argumentativa-dissertativa.

Bom...

Espero que entenda isso como uma crítica construtiva. Em hipótese alguma pensei em ser sincero para prejudicá-lo (a), pois tentei lhe dar uns "puxões de orelha" para que não cometa mais esses erros. Afinal, espero que você perceba que este é um fórum comunitário e, portanto, farei o possível para sanar suas dúvidas.

BOA SORTE!!!

Very Happy

https://www.facebook.com/kelvin.brayanvilaca

nitolira


Membros

"Espero que entenda isso como uma crítica construtiva. Em hipótese alguma pensei em ser sincero para prejudicá-lo (a), pois tentei lhe dar uns "puxões de orelha" para que não cometa mais esses erros. Afinal, espero que você perceba que este é um fórum comunitário e, portanto, farei o possível para sanar suas dúvidas."

De maneira alguma eu ficaria magoado por você ter me corrigido, muito pelo contrário, foi justamente o que eu desejava. Agradeço muito pela sua correção e também pela forma de ajuda, mostrando os erros e fazendo com que eu procure melhorar.
Logo mais postarei novas redações, ficaria muito grato de ter sua atenção e correção nas próximas.

Abraços.

Maikon Augusto F.

Maikon Augusto F.
Admin
Admin

A primeira coisa que vc precisa ter em mente é que uma redação em caráter dissertativo-argumentativo necessariamente precisará ter uma proposta, e, que, no mínimo, não fira os direitos humanos. Tomando por base sua redação, ela se apresenta como um texto expositivo, e apenas esse critério é suficiente para zerá-la.
...
Por que vc joga toda sua dissertação no contexto brasileiro se a união está estável já é permitida em vários países? A parte onde expõe que a união homossexual poderá levar a uma diminuição expressiva da população brasileira fica sem sentido. A impressão que dá ao leitor é que esse diminuição está restrita ao Brasil. Além do que, é meio impreciso afirmar que uma simples oficialização de uniões que já existiam antes mesmo da lei, acarretará um decrescimento da população.

Kelvin Brayan


Admin
Admin

Penso igualmente...

https://www.facebook.com/kelvin.brayanvilaca

nitolira


Membros

maikonmk escreveu:A primeira coisa que vc precisa ter em mente é que uma redação em caráter dissertativo-argumentativo necessariamente precisará ter uma proposta, e, que, no mínimo, não fira os direitos humanos. Tomando por base sua redação, ela se apresenta como um texto expositivo, e apenas esse critério é suficiente para zerá-la.
...
Por que vc joga toda sua dissertação no contexto brasileiro se a união está estável já é permitida em vários países? A parte onde expõe que a união homossexual poderá levar a uma diminuição expressiva da população brasileira fica sem sentido. A impressão que dá ao leitor é que esse diminuição está restrita ao Brasil. Além do que, é meio impreciso afirmar que uma simples oficialização de uniões que já existiam antes mesmo da lei, acarretará um decrescimento da população.

Entendo a sua crítica, mas eu realmente estava "em cima do muro" nessa redação, a conclusão deixa isso claro. Eu expus mais a igualdade social e direitos humanos, e acho que não tenha ferido, se é o que você quis dizer.

Postarei uma nova redação que estou terminando, espero que vocês me ajudem novamente.

Abraços.

Mourette

Mourette
Membros

Irei acrescentar algumas observações


Não se fala mais homossexualismo, pois o sufixo ‘ismo’ está relacionado a patologias, portanto, hoje devemos falar em homossexualidade

e tem crescido, incontestavelmente,

Seria assim:e tem crescido incontestavelmente,

que visavam

Seria assim : que visassem


Você escreve bem , porém achei seu texto meio ''robotizado'', com as estruturas muito fixas. Poderia ter enriquecido mais seus argumentos.

Você argumentou que, com o aumento da homossexualidade, a natalidade no Brasil diminuiria. Isso , de fato, não ocorre, tendo em vista que a tendência genética ao comportamento homossexual se manifesta em menor quantidade , comparado ao caráter heterossexual.

Nota 6

Kelvin Brayan


Admin
Admin

Boa observação, Mourette.

https://www.facebook.com/kelvin.brayanvilaca

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos