Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.
Flor do Lácio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Flor do Lácio

Espaço criado com intuito de ajudar aos membros produzirem redações de excelência.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Alguém pode avaliar minha redação [3] ?

4 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Kelvin Brayan


Admin
Admin

Visão aprofundada da violência no Brasil

A violência no Brasil não é apenas o resultado do descaso social para com os marginalizados, mas também pela atual condição de depravação e ineficiência do poder público.
Observa-se que a violência brasileira é um fenômeno intrínseco ao processo de formação e desenvolvimento da nação, principalmente após a década de 1940, quando intensificou-se a produção industrial no Brasil. Concomitantemente, ao decurso da industrialização nacional, aumentou-se os desníveis sociais ocasionados pela marginalização de determinadas populações. Isso implicou, a longo prazo, na formação de inúmeras favelas, onde o poder estatal tornou-se ausente; o que, por sua vez, propiciou a ascensão de poderosas facções criminosas no controle dessas áreas.
Não obstante, a criminalidade no país não se restringe a esses indivíduos considerados subalternos, mas, sim, abrange diversos setores da sociedade, que, infelizmente, muitas vezes apresentam-se como omissos e/ou coniventes. Por exemplo, a violência mostra-se agravada com a ineficiência burocrática e com a depravação do poder público, pois esta, ao invés de ser reprimida, é exacerbada pela corrupção de certas autoridades.
A solução para tal situação envolve diversas esferas da sociedade, não só a segurança pública, mas também demanda com urgência, profundidade e extensão a melhoria do sistema educacional, da saúde, das habitações periféricas e maiores oportunidades de emprego. Requer principalmente uma grande mobilização nas políticas públicas e uma participação mais efetiva da população nas discussões e possíveis resoluções desses problemas de âmbito nacional.

NÃO SEI SE ESSE TEXTO FICOU BOM, ATÉ PORQUE EU NÃO SEI REDIGIR MUITO BEM SOBRE ESSE TEMA.

https://www.facebook.com/kelvin.brayanvilaca

Maikon Augusto F.

Maikon Augusto F.
Admin
Admin

Texto bom. Não tem muito o que apontar, mas se fosse meu, alteraria pequenas coisas
Kelvin Brayan escreveu:
Visão aprofundada da violência no Brasil

A violência no Brasil não é apenas o resultado do descaso social para com os marginalizados, mas também pela atual condição de depravação e ineficiência do poder público.
Observa-se que a violência brasileira é um fenômeno intrínseco ao processo de formação e desenvolvimento da nação, principalmente após a década de 1940, quando intensificou-se a produção industrial no Brasil. Concomitantemente, ao decurso da industrialização nacional, aumentou-se os desníveis sociais ocasionados pela marginalização de determinadas populações. Isso implicou, a longo prazo, na formação de inúmeras favelas, onde o poder estatal se tornou ausente; o que, por sua vez, propiciou a ascensão de poderosas facções criminosas no controle dessas áreas.
Não obstante, a criminalidade no país não se restringe a esses indivíduos considerados subalternos, mas, sim, abrange diversos setores da sociedade, que, infelizmente, muitas vezes apresentam-se como omissos e/ou coniventes. Por exemplo, a violência mostra-se agravada com a ineficiência burocrática e com a depravação do poder público, pois esta, ao invés de ser reprimida, é exacerbada pela corrupção no próprio sistema.

A solução para tal situação envolve diversas esferas da sociedade, não só a segurança pública, mas também demanda com urgência, profundidade e extensão a melhoria do sistema educacional, da saúde, das habitações periféricas e maiores oportunidades de emprego. Requer, principalmente, uma grande mobilização nas políticas públicas e uma participação mais efetiva da população nas discussões e possíveis resoluções desses problemas de âmbito nacional.

Maikon Augusto F.

Maikon Augusto F.
Admin
Admin

onde o poder estatal tornou-se ausente
Atrai a partícula se, ou seja, obriga a próclise.

Mourette

Mourette
Membros

maikon , poderia me explicar o porquê de ter sugerido a expressão ''se tornou ausente'' , no texto do kelvin?

Kelvin Brayan


Admin
Admin

Poxa, esqueci de colocar "vírgulas" ali na conclusão.

Neutral

Cara, como vou decorar aquelas regrinhas em que a próclise, mesóclise e ênclise são obrigatórias? Se puder dar uma resumidinha e ajuda nisso, serei muito grato mesmo!

Obrigado!

Cool

https://www.facebook.com/kelvin.brayanvilaca

Maikon Augusto F.

Maikon Augusto F.
Admin
Admin

Mourette
Pronome relativo provoca a próclise.

Maikon Augusto F.

Maikon Augusto F.
Admin
Admin

Cara, como vou decorar aquelas regrinhas em que a próclise, mesóclise e ênclise são obrigatórias? Se puder dar uma resumidinha e ajuda nisso, serei muito grato mesmo!

Vou tentar fazer um resuminho e depois posto aqui.

Mourette

Mourette
Membros

encontrei em site luso , mas se refere (ó , to aprendendo XD) a norma brasileira.


Uso da próclise

1.ª - em frases que contenham advérbios ou pronomes de valor negativo; nas frases negativas:
Não se importava nada com isso.
Nunca se tinha visto um chapéu daqueles.
Ninguém se calou.
Nada se compara a este feito.
2.ª - quando a forma verbal é precedida de um advérbio ou de um pronome indefinido:
Assim se constroem as ilusões.
Alguém se incomodou com o sucedido.
Tudo se esclareceu.
3.ª - nas orações interrogativas directas iniciadas por advérbios ou pronomes interrogativos:
Porque se foi embora? (norma lusa)
Quem se feriu?
4.º - nas frases exclamativas, quando a forma verbal é precedida de partícula de realce:
Como se sentia feliz!
5.º - em frases optativas (que exprimem desejo, conselho...)
Deus se lembre de mim!
Que se levante quem sabe!
6.ª - nas orações subordinadas
Penso que ele se foi embora.
Quando se apercebeu do que se estava a passar, já era tarde.
7.ª - em orações coordenadas sindéticas disjuntivas:
Ou se estuda, ou se trabalha.
8.ª - com o gerúndio regido da preposição em:
Em se pondo o Sol, tudo parece mais triste.

Mourette

Mourette
Membros

maikonmk escreveu:Mourette
Pronome relativo provoca a próclise.

Encontrei um exemplo que reforça a tua explicação: O rapaz de quem lhe falei não é aquele?

Maikon Augusto F.

Maikon Augusto F.
Admin
Admin

Bom, reforçando o que Mourette postou, aqui vai um resumão


Casos de próclise

Palavras negativas
Não me traga nada.
Jamais te esquecerei

Pronomes interrogativos
Onde se compra cds?
Por que o fulano se suicidou?

Advérbio
Sempre me adoraram.
A moeda vai possivelmente se desvalorizar

Conjunções subordinativas
Enquanto se pensar deste modo, estaremos ferrados!
O tempo voa, ainda mais à medida em que se envelhece

Pronome relativo
O homem que me agrediu é velho.
Para saber se o que é pronome relativo troque por o qual, a qual, os quais, as quais. Permanecendo o sentido ele é relativo

Pronomes indefinidos e demonstrativos
Vários deles se disseram doentes

Preposição seguido de gerúndio
Em se tratando de ensino de qualidade, o Brasil deixa a desejar

Casos de Ênclise

Início de orações(e depois de vírgula) e onde a próclise não interfira.

Traga-me um copo de água.
Mário, traga-me um copo de água.
Não traga-me nada. (errado)


Casos de Mesóclise

Futuro do presente ou do pretérito

A prova realizar-se-á neste domingo pela manhã.
Falar-lhe-ei a teu respeito.

Se a aparecer casos de próclise, esta deve prevalecer.

A prova não se realizará neste domingo.


A regrinha mais fácil, como já disse nesse fórum, é procurar escrever só em ênclise. Quando aparecer uma palavra ou situação que exija a próclise, use-a. Ela vale mais que todas.

Mas tem que decorar esses casos. Confesso que é difícil acertar sempre.

Mourette

Mourette
Membros

Bom trabalho , maikon =)


Bem , vamos à correção da redação


Primeiramente, não gostei do título. Kelvin , você têm que entender que um título atraente instiga o leitor . De antemão , só ao ler o título, já se sabe o quão interessante o texto é. Paradoxalmente , seus textos são muito bons, o que reforça a importância nesse detalhe.

Opte por títulos abstratos. Nessa hora abuse de sua criatividade, com uso de figuras de linguagem, de modo a fisgar quem lê.


A violência no Brasil não é apenas o resultado do descaso social para com os marginalizados, mas também pela atual condição de depravação e ineficiência do poder público

Penso que a violência é , entre outros fatores, culpa da depravação e ineficiência do poder, logo o que você afirmou torna-se incoerente.

Se discordarem de alguma analise minha , peço que se pronunciem.

Kelvin Brayan


Admin
Admin

Não entendi o motivo da incoerência!!!

Mourette, apesar de não ter utilizado a palavra culpa, eu reforcei a ideia de que a violência é agravada pelo motivo de depravação e ineficiência do poder público. Ao meu ver, isso está bastante implícito.

Atente para o fato de que eu disse que a violência é resultado também dessa depravação e ineficiência do poder público. Logicamente, o que está subentendido é que esses fatores são também causas do agravamento da violência, assim observa-se a culpabilidade disso.

Mas, enfim muito obrigado pela opinião pessoal!

https://www.facebook.com/kelvin.brayanvilaca

Kelvin Brayan


Admin
Admin

Mas, pessoal, vocês podem dar sempre suas opiniões sinceras que não ligo. Às vezes, acho que sou muito elogiado, mas sempre fico inseguro e chego a pensar que talvez vocês não estejam sendo bem "transparentes" quanto a isso. Por favor, se quiserem podem até mesmo atribuir notas ou dizer o que faltou ou não deveria ter!

Falou!

Smile

https://www.facebook.com/kelvin.brayanvilaca

Kelvin Brayan


Admin
Admin

Pessoal, teve um amigo meu que disse que no ENEM você não pode criticar o Estado nas redações, isso é verdade mesmo?

https://www.facebook.com/kelvin.brayanvilaca

Maikon Augusto F.

Maikon Augusto F.
Admin
Admin

Nada a ver. Quem corrige as redações são professores comuns. Mais puto com o Estado não tem outro kkkkkk

Kelvin Brayan


Admin
Admin

KKKK

Razz

https://www.facebook.com/kelvin.brayanvilaca

Maikon Augusto F.

Maikon Augusto F.
Admin
Admin

Se a coisa está errada tem falar a verdade, senão que raio de democracia é essa? [desabafo] Neutral kkkk

Luís

Luís
Membros

Falar-lhe-ei a teu respeito.

Nesse caso não seria "Falar-te-ei a teu respeito" ou "Falar-lhe-ei a seu respeito"?

Mourette

Mourette
Membros

Kelvin Brayan escreveu:Não entendi o motivo da incoerência!!!

Mourette, apesar de não ter utilizado a palavra culpa, eu reforcei a ideia de que a violência é agravada pelo motivo de depravação e ineficiência do poder público. Ao meu ver, isso está bastante implícito.

Atente para o fato de que eu disse que a violência é resultado também dessa depravação e ineficiência do poder público. Logicamente, o que está subentendido é que esses fatores são também causas do agravamento da violência, assim observa-se a culpabilidade disso.

Mas, enfim muito obrigado pela opinião pessoal!

desculpe-me cara. Agora compreendi o teu argumento.

Kelvin Brayan


Admin
Admin

Sem problemas!

Você sabe que, com essa nossa coligação, nós vamos "decolar"!!!

https://www.facebook.com/kelvin.brayanvilaca

Maikon Augusto F.

Maikon Augusto F.
Admin
Admin

Luís escreveu:Falar-lhe-ei a teu respeito.

Nesse caso não seria "Falar-te-ei a teu respeito" ou "Falar-lhe-ei a seu respeito"?

Esse exemplo peguei de internet, mas está correto.
Falar-lhe-ei a teu respeito ou falarei a ele a teu respeito.O uso do teu infere que o interlocutor dialoga com uma segunda pessoa. Se esses dois estivesse falando de uma terceira pessoa, a qual não está presente na situação, usaria-se seu.

Luís

Luís
Membros

Entendi. Obrigado, Maikon!

Sobre a redação, achei que você foi muito direto ao ponto no 1º parágrafo, Kelvin, e eu concordo com o Mourette sobre o título; ele parece nome de um livro.
Faltou algumas vírgulas no último parágrafo como você mesmo percebeu.
Essa parte aqui: "...mas também demanda com urgência, profundidade e extensão..." acho que é desnecessário usar duas palavras que significam praticamente a mesma coisa.
No mais, é um texto com boa ortografia e uso de palavras diferenciadas.
Se eu fosse professor daria nota 7,5 pra essa redação.

Kelvin Brayan


Admin
Admin

Razz

Valeu!

https://www.facebook.com/kelvin.brayanvilaca

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos