Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.
Flor do Lácio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Flor do Lácio

Espaço criado com intuito de ajudar aos membros produzirem redações de excelência.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Rio + 20: como o evento pode ajudar a população a ter hábitos ecologicamente sustentáveis?

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

FLAVIO SOARES


Membros

Será que mostrar florestas incendiadas ou animais sofrendo por causa dos desequilíbrios ecológicos causados pelo desmatamento é suficiente? Indubitavelmente, não! As pessoas precisam entender de uma vez por todas que elas fazem parte dos problemas que afligem o mundo atualmente. A Eco-92 evidenciou de forma sem precedentes os problemas mundiais, mas sua contribuição foi limitada por um siples motivo: não conseguiu, de forma satisfatória, inflamar a opinião mundial e fazer as pessoas entenderem que fazem parte dos problemas atuais.

Além das barreiras impostas pelos interesses capitalistas de todos os países, sem excessão, talvez o maior desafio do Rio +20 seja conscientizar a população. Muitos acham, por exemplo, que o evento é exclusivamente sobre meio-ambiente ou pensam que desenvolvimento sustentável e erradicação da pobreza são conceitos muito distintos. É necessário que o evento esclareça as pessoas sobre esses temas e mostre que os problemas mundiais, como desmatamento e efeito estufa, não estão, como a maioria imagina, longe de cada um de nós. Fazemos parte deles, mesmo que seja de forma indireta: nosso consumo compulsório é o responsável pelo ritmo das indústrias que agravam o aquecimento global; nosso desperdício aumenta a quantidade de lixos e, consequentemente, de doenças. Mas a maioria das pessoas não sabe disso, e esse é o problema.

Portanto, a melhor contribuição que a Rio +20 pode dar ao mundo seria fomentar a conscientização da população mundial e levá-la a refletir sobre sua participação nos problemas que acometem o mundo. Precisamos erradicar a ideia de que ações isoaldas são insignificantes. É com as pequenas ações que atingiremos o tão desejado desenvolvimento sustentável. Criar acordos para a diminuição das emissões de carbono, por exemplo, é importante, mas não suficiente. É necessário uma conscientização geral, principalmente dos que consomem. E mais: os países são interdependentes, havendo a necessidade de uma comossão global, entre empresas, pessoas e estados, para que logremos êxito.

Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos